sexta-feira, 29 de maio de 2009

Zamzar, slideshare e stripcreator

Na aula do dia 29 estivemos a analisar a ferramenta Zamzar, o site do Slideshare e o site do stripcreator.

O Zamzar é óptimo pois permite transformar documentos para pdf.
O slideshare é muito útil pois permite-nos publicar e partilhar documentos e powerpoint.

O stripcreator é fantástico! Permite-nos criar a nossa banda desenhada. Assim, para experimentar decidi fazer uma banda desenhada dedicada aos meus alunos. Depois coloquei-a na plataforma. Eles adoraram! Depois, tive que lhes ensinar como a fiz.


segunda-feira, 25 de maio de 2009

Sites a consultar e considerações sobre e-learning

A professora Maria João aconselhou-nos, como professores de Ciências, a consultar os seguintes sites:
http://recursos.cercifaf.org.pt/rec_bg/rec_bg.htm

http://www.mocho.pt/

http://www.cientic.com/portal/

http://www.esplanhoso.net/portal/index.php?option=com_frontpage&Itemid=1

São sites muito bons e, portanto , aconselho outros docentes a consultá-los.

De seguida, apresento uma breve consideração sobre o e-learning.

Segundo Gomes (2005), o conceito de e-learning “engloba elementos de inovação e distinção em relação a outras modalidades de utilização das tecnologias na educação e apresenta um potencial acrescido em relação a essas mesmas modalidades.”Também refere que, do ponto de vista da tecnologia, o e-learning está intimamente ligado à Internet e ao serviço WWW. Desta forma o seu potencial decorre do facto de:
- facilitar o acesso à informação independentemente do momento temporal e do espaço físico,
- permitir rápida publicação, distribuição e actualização de conteúdos,
- incluir diversidade de ferramentas e serviços de comunicação e colaboração entre todos os intervenientes no processo de ensino-aprendizagem,
- possibilitar o desenvolvimento dos “hipermédia colaborativos” de suporte à aprendizagem. "
Gomes (2005) afirma que “é na sua vertente de “modalidade de ensino/formação (interactiva e/ou colaborativa) à distância” que o e-Learning pode maximizar o seu potencial ao servir de suporte ao desenho de cenários de educação/formação e de criação de situações de aprendizagem baseadas na exploração de uma imensa quantidade e diversidade de recursos disponíveis na Internet, na partilha de experiências entre todos os participantes, no envolvimento decorrente da participação numa comunidade de aprendizagem no espaço virtual, numa perspectiva empreendorista do papel do aluno, tudo isto facilitado por uma relação (metaforicamente) empática com a utilização da Web enquanto tecnologia de suporte.”


Gomes, M. (2005). Desafios do e-learning: do conceito às práticas. In Silva, B. & Almeida, L.(Coord.). Actas do VIII Congresso Galaico Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 66-76

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Como a professora ensinou-nos a colocar vídeos no blogue decidi colocar um sobre um sismo que aconteceu recentemente.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Plataforma Moodle

Nesta aula, estivemos a rever tudo aquilo que tínhamos aprendido, sobre a plataforma Moodle, nas aulas anteriores. O que tornou-se muito útil pois ainda tinha algumas dúvidas. Aqui fica um site interessante para se consultar pois demonstra as possibilidades do Moodle, portanto é de particular interesse para professores e criadores de páginas. Para além de ajudar a trabalhar e tirar o máximo de proveito deste Sistema Online de Gestão da Aprendizagem e de Trabalho Colaborativo.

http://moodle.fct.unl.pt/course/view.php?id=1761

Para além disso, apresento aqui um vídeo que encontrei no youtube sobre a plataforma Moodle.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Segundo Carvalho (2007), os LMS (Learning Management Systems) são plataformas de apoio à aprendizagem que surgiram para dar apoio à formação a distância online. Esta autora também refere que "as plataformas facilitam a disponibilização de recursos em diferentes formatos como texto, vídeo e áudio, apontadores para sites, avisos aos alunos, interacção professor- alunos através de ferramentas de comunicação, ferramentas de apoio à aprendizagem colaborativa e registo das actividades realizadas pelos alunos."

Carvalho, A.(2007). Rentabilizar a internet no ensino básico e secundário. Revista de Ciências da educação. 3 Disponível em http://sisifo.fpce.ul.pt/pdfs/sisifo03PT02.pdf (acedido em 28/04/09)

domingo, 26 de abril de 2009

Photo-story

Numa das aulas anteriores a professora ensinou-os a trabalhar com o Photo-story. Esta ferramenta é muito útil e fácil de utilizar.


Assim, para mostrar o que aprendi, decidi fazer um photo-story com as fotografias que tirei na visita de estudo, que efectuamos a Viana de Castelo, no âmbito da disciplina de Biodiversidade.
Acho que as fotografias estão muito giras e a música que escolhi é uma das minhas favoritas.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

A plataforma Moodle

Nesta aula aprendi novas funcionalidades da Moodle. Até ao momento, só sabia colocar ficheiros na plataforma. Desta forma, aprendi a colocar imagens, apontadores e vídeos. Para além disso, aprendi a inserir links de sites e etiquetas.
Esta aula, revelou-se muito produtiva pois agora posso melhorar a minha disciplina na plataforma da minha escola e torná-la mais atractiva para os meus alunos.
Estou curiosa por ver as reacções dos meus alunos às novidades que vou colocar na plataforma.

"À semelhança da generalidade dos Learning Management Systems, a MOODLE inclui um
conjunto de funcionalidades que podemos sistematizar em quatro dimensões básicas:

1. disponibilização de conteúdos e de exercícios/avaliações - permitindo ao professor disponibilizar online conteúdos e exercícios/avaliações em diversos formatos, e definir os momentos e formas de acesso dos alunos a esses mesmos conteúdos e exercícios/avaliações;
2. ferramentas/serviços de comunicação – quer de natureza síncrona como o chat quer de natureza assíncrona como os fóruns, permitindo assim estabelecer formas de comunicação a distância entre professores e alunos e destes entre si;
3. acesso protegido e gestão de perfis de utilizador; o que permite criar um ambiente de acesso limitado aos alunos e professores de um determinado curso/disciplina e definindo diferentes graus/tipos de controlo do sistema;
4. sistemas de controlo de actividades, permitindo o registo de todas as actividades realizadas pelos alunos/formados e professores/formadores." (Lopes & Gomes, 2007, p.4)


Lopes, A. M. & Gomes, M. J. (2007). Ambientes virtuais de aprendizagem no contexto do ensino presencial: uma abordagem reflexiva. Disponível em: http://www.esplanhoso.net/artigo-plataforma.pdf (acedido em 24/04/09)