A professora Maria João aconselhou-nos, como professores de Ciências, a consultar os seguintes sites:
http://recursos.cercifaf.org.pt/rec_bg/rec_bg.htm
http://www.mocho.pt/
http://www.cientic.com/portal/
http://www.esplanhoso.net/portal/index.php?option=com_frontpage&Itemid=1
São sites muito bons e, portanto , aconselho outros docentes a consultá-los.
De seguida, apresento uma breve consideração sobre o e-learning.
Segundo Gomes (2005), o conceito de e-learning “engloba elementos de inovação e distinção em relação a outras modalidades de utilização das tecnologias na educação e apresenta um potencial acrescido em relação a essas mesmas modalidades.”Também refere que, do ponto de vista da tecnologia, o e-learning está intimamente ligado à Internet e ao serviço WWW. Desta forma o seu potencial decorre do facto de:
- facilitar o acesso à informação independentemente do momento temporal e do espaço físico,
- permitir rápida publicação, distribuição e actualização de conteúdos,
- incluir diversidade de ferramentas e serviços de comunicação e colaboração entre todos os intervenientes no processo de ensino-aprendizagem,
- possibilitar o desenvolvimento dos “hipermédia colaborativos” de suporte à aprendizagem. "
Gomes (2005) afirma que “é na sua vertente de “modalidade de ensino/formação (interactiva e/ou colaborativa) à distância” que o e-Learning pode maximizar o seu potencial ao servir de suporte ao desenho de cenários de educação/formação e de criação de situações de aprendizagem baseadas na exploração de uma imensa quantidade e diversidade de recursos disponíveis na Internet, na partilha de experiências entre todos os participantes, no envolvimento decorrente da participação numa comunidade de aprendizagem no espaço virtual, numa perspectiva empreendorista do papel do aluno, tudo isto facilitado por uma relação (metaforicamente) empática com a utilização da Web enquanto tecnologia de suporte.”
Gomes, M. (2005). Desafios do e-learning: do conceito às práticas. In Silva, B. & Almeida, L.(Coord.). Actas do VIII Congresso Galaico Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 66-76
segunda-feira, 25 de maio de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário