sexta-feira, 24 de abril de 2009

A plataforma Moodle

Nesta aula aprendi novas funcionalidades da Moodle. Até ao momento, só sabia colocar ficheiros na plataforma. Desta forma, aprendi a colocar imagens, apontadores e vídeos. Para além disso, aprendi a inserir links de sites e etiquetas.
Esta aula, revelou-se muito produtiva pois agora posso melhorar a minha disciplina na plataforma da minha escola e torná-la mais atractiva para os meus alunos.
Estou curiosa por ver as reacções dos meus alunos às novidades que vou colocar na plataforma.

"À semelhança da generalidade dos Learning Management Systems, a MOODLE inclui um
conjunto de funcionalidades que podemos sistematizar em quatro dimensões básicas:

1. disponibilização de conteúdos e de exercícios/avaliações - permitindo ao professor disponibilizar online conteúdos e exercícios/avaliações em diversos formatos, e definir os momentos e formas de acesso dos alunos a esses mesmos conteúdos e exercícios/avaliações;
2. ferramentas/serviços de comunicação – quer de natureza síncrona como o chat quer de natureza assíncrona como os fóruns, permitindo assim estabelecer formas de comunicação a distância entre professores e alunos e destes entre si;
3. acesso protegido e gestão de perfis de utilizador; o que permite criar um ambiente de acesso limitado aos alunos e professores de um determinado curso/disciplina e definindo diferentes graus/tipos de controlo do sistema;
4. sistemas de controlo de actividades, permitindo o registo de todas as actividades realizadas pelos alunos/formados e professores/formadores." (Lopes & Gomes, 2007, p.4)


Lopes, A. M. & Gomes, M. J. (2007). Ambientes virtuais de aprendizagem no contexto do ensino presencial: uma abordagem reflexiva. Disponível em: http://www.esplanhoso.net/artigo-plataforma.pdf (acedido em 24/04/09)

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