Após a leitura dos textos fornecidos pela docente elaboramos um powerpoint com as principais conclusões a que chegamos.
De seguida, passo a descrever o que aprendi com este trabalho.
Em primeiro lugar, blog é a abreviatura do termo original da língua inglesa “weblog”. Weblog é uma página na web que se propõe ser actualizada com grande frequência com a colocação de mensagens – que se designam “posts” – constituídas por imagens e/ou textos (muitas vezes incluindo links para sites de interesse e/ou comentários e pensamentos pessoais do autor e apresentadas de forma cronológica, sendo as mensagens mais recentes normalmente apresentadas em primeiro lugar).
Os blogues são criados com objectivos de natureza diversa, nomeadamente lúdica, política, informativa e de Intervenção cívica.
Os blogues têm inúmeras potencialidades, tais como:arquivo de links úteis com comentários, registo digital de reflexões, espaço de trocas de ideias e confronto de perspectivas.
Nos dias de hoje, ouvimos falar em “blogues educacionais” ou “edublogues” e “ blogues escolares”, portanto torna-se pertinente fazer a sua distinção.
Segundo Gomes & Silva (2006), os blogues educacionais ou edublogues são blogues que apresentam potencialidades de utilização educativa, mesmo aqueles que “não tendo sido idealizados tendo em vista qualquer tipo de exploração em contexto escolar, são contudo fortemente educativos e passíveis de ser explorados como um recurso educativo adicional”, enquanto que os blogues escolares são “criados e mantidos por professores e /ou alunos, tendo em vista objectivos e actividades directamente relacionadas com os contextos escolares, do ensino pré-escolar ao ensino superior”.
A exploração de blogues, no contexto educacional, pode apresentar duas vertentes distintas mas por vezes parcialmente coincidentes: como recurso pedagógico e como estratégia pedagógica.
Os docentes apontam que a utilização de blogues apresenta vantagens, nomeadamente:
- Desenvolvimento de capacidades de pesquisa;
- Desenvolvimento do espírito crítico;
- Selecção e síntese de informação;
- Fácil comunicação entre o professor, alunos e outros membros da comunidade escolar;
- Desenvolvimento do trabalho colaborativo;
- Promoção da expressão escrita;
- Acompanhamento e aprofundamento da evolução do conhecimento em Ciências.
Contudo, os docente consideram que o desconhecimento total das potencialidades dos blogues, a falta de disponibilidade de tempo, o acréscimo de trabalho que o blogue acarreta ao professor e a carência de formação são os principais motivos para a baixa utilização de blogues.
No que concerne à utilização dos blogues no contexto do ensino das ciências verifica-se que:
- São poucos os professores de ciências que integram os blogues na sua prática lectiva;
- O número de blogues dinamizados por alunos é muito superior ao dos dinamizados por professores;
- As escolas não incluem na sua página institucional referência ou ligações para os blogues dos docentes ou de alunos;
- Um número significativo de blogues estão associados a duas escolas e a dois professores;
- A quase totalidade dos blogues estão associados ao ensino secundário e às disciplinas de Biologia 12º ano e Biologia e Geologia – ano 2.
Gomes,M. & Lopes, M. (2007). Blogues escolares: quando, como e porquê? In Brito,C. et al. (Orgs.). Weblogs na educação, 3 experiências, 3 testemunhos. Setúbal: Centro de Competência CRIE. p. 117-133.
Gomes, M. (2005). Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. In Mendes et al. (Eds.). Actas do VII Simpósio Internacional de Informática Educativa. Leiria: Escola Superior de educação de Leiria. p. 311-315.
Fonseca, L. & Gomes, M. (2007). Utilização dos blogues por docentes de ciências: um estudo exploratório. In Barca,A. et al. Libros de Actas do Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía. Coruna: Universidade da Coruna.p. 640-650.
sexta-feira, 20 de março de 2009
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