A seguir apresento um resumo da informação do PP que a professora nos apresentou pois acho pertinentes a sua divulgação.
Como podemos evitar que crianças e jovens corram riscos no uso da Internet?
Recorrer a software de filtragem, bloqueio e monitorização dos sites consultados mas…
- O acesso é filtrado em casa? Então acede-se a partir de outros locais…
- É possível “contornar” este tipo de software. Existem sites que ensinam como bloquear este tipo de programas.
Então como proteger as crianças e jovens de potenciais perigos?-
A forma mais eficaz é a educação.
Alguns sinais de alerta…
Navegação na Internet por longos períodos de tempo.
Insistência em estar sozinho durante o uso da Internet.
Mudança rápida de página ou fecho da mesma quando se aproxima alguém.
Preocupação em “apagar o histórico” de navegação.
Respostas evasivas quanto ao tipo e natureza dos sites consultados.
Receber mensagens de e-mail, chamadas telefónicas ou sms de “amigos” desconhecidos dos pais.
“Revolta” ou recusa em conversar com sobre os potenciais perigos da Internet.
Que podemos fazer enquanto professores?
Assumir que todos temos responsabilidades neste domínio.
Procurar informação sobre a problemática.
Conversar com os nossos alunos, alertando-os para a problemática.
Procurar envolver outros elementos da escola e da comunidade. envolvente na discussão desta problemática.
Fazer um esforço contínuo de informação e actualização.
Criar em conjunto com os alunos lista de regras de uso da Internet na sala de aula.
Explique aos alunos que não podem transferir programas, música ou ficheiros de outros tipo sem autorização.
Alerte-os para a problemática dos direitos de autor e do plágio.
Alerte-os para um comportamento ético no uso da Internet. Contrarie e actue contra qualquer tipo de actividade do tipo “cyberbulling”.
Mantenha-se em locais da sala, ou deslocar-se na mesma de modo a poder visualizar os monitores dos alunos.
Não encare a questão dos comportamentos de risco no uso da Internet como um assunto dos “professores de informática”.
Que sugestões podemos dar aos pais?
Passe algum tempo a utilizar a Internet juntamente com os seus filhos. Aprenderá muitas coisas e aprenderá muito sobre o seu filho.
Procure que o acesso à Internet se faça num lugar comum da casa em detrimento do espaço privado do “quarto”.
Estabeleça um limite máximo de tempo de acesso à Internet.
Ofereça ao seu filho outras alternativas aliciantes em termos de lazer.
Não recorra à Internet como serviço de “babysitting”!
Esteja atento a sinais de alerta como nervosismo e impaciência quando o interronpem durante o uso da Internet.
Alerte-o para os riscos e para os comportamentos impróprios.
Alguns Conselhos da Polícia Judiciária
Tenha consciência de que ao reencaminhar um correio electrónico com imagens, vídeos ou outros dados pessoais de terceiros, ou se os publicita num site, pode incorrer em procedimento criminal;
Quem contribuir para a difusão deste tipo de dados pessoais, mesmo que a estes não tenha tido acesso em primeiro lugar, e já proveniente de outras difusões, pode incorrer, de igual forma, no crime mencionado;
Participe às autoridades qualquer acto que ofenda os seus direitos;
No caso de ser vítima e pretender apoio psicológico, contacte entidades e associações especializadas em apoio pessoal/personalizado. Pode recorrer à Linha Aberta – Internet Segura.pt
Alguns sites a consultar
Projecto Miúdos Seguros na Net
Blog Dadus – Comissão Nacional de Protecção de Dados
Site nacional do projecto Seguranet
Publicação “Navegar com segurança”
Como tornar a Internet segura: informação para pais e educadores
sexta-feira, 5 de junho de 2009
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