terça-feira, 28 de abril de 2009

Segundo Carvalho (2007), os LMS (Learning Management Systems) são plataformas de apoio à aprendizagem que surgiram para dar apoio à formação a distância online. Esta autora também refere que "as plataformas facilitam a disponibilização de recursos em diferentes formatos como texto, vídeo e áudio, apontadores para sites, avisos aos alunos, interacção professor- alunos através de ferramentas de comunicação, ferramentas de apoio à aprendizagem colaborativa e registo das actividades realizadas pelos alunos."

Carvalho, A.(2007). Rentabilizar a internet no ensino básico e secundário. Revista de Ciências da educação. 3 Disponível em http://sisifo.fpce.ul.pt/pdfs/sisifo03PT02.pdf (acedido em 28/04/09)

domingo, 26 de abril de 2009

Photo-story

Numa das aulas anteriores a professora ensinou-os a trabalhar com o Photo-story. Esta ferramenta é muito útil e fácil de utilizar.


Assim, para mostrar o que aprendi, decidi fazer um photo-story com as fotografias que tirei na visita de estudo, que efectuamos a Viana de Castelo, no âmbito da disciplina de Biodiversidade.
Acho que as fotografias estão muito giras e a música que escolhi é uma das minhas favoritas.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

A plataforma Moodle

Nesta aula aprendi novas funcionalidades da Moodle. Até ao momento, só sabia colocar ficheiros na plataforma. Desta forma, aprendi a colocar imagens, apontadores e vídeos. Para além disso, aprendi a inserir links de sites e etiquetas.
Esta aula, revelou-se muito produtiva pois agora posso melhorar a minha disciplina na plataforma da minha escola e torná-la mais atractiva para os meus alunos.
Estou curiosa por ver as reacções dos meus alunos às novidades que vou colocar na plataforma.

"À semelhança da generalidade dos Learning Management Systems, a MOODLE inclui um
conjunto de funcionalidades que podemos sistematizar em quatro dimensões básicas:

1. disponibilização de conteúdos e de exercícios/avaliações - permitindo ao professor disponibilizar online conteúdos e exercícios/avaliações em diversos formatos, e definir os momentos e formas de acesso dos alunos a esses mesmos conteúdos e exercícios/avaliações;
2. ferramentas/serviços de comunicação – quer de natureza síncrona como o chat quer de natureza assíncrona como os fóruns, permitindo assim estabelecer formas de comunicação a distância entre professores e alunos e destes entre si;
3. acesso protegido e gestão de perfis de utilizador; o que permite criar um ambiente de acesso limitado aos alunos e professores de um determinado curso/disciplina e definindo diferentes graus/tipos de controlo do sistema;
4. sistemas de controlo de actividades, permitindo o registo de todas as actividades realizadas pelos alunos/formados e professores/formadores." (Lopes & Gomes, 2007, p.4)


Lopes, A. M. & Gomes, M. J. (2007). Ambientes virtuais de aprendizagem no contexto do ensino presencial: uma abordagem reflexiva. Disponível em: http://www.esplanhoso.net/artigo-plataforma.pdf (acedido em 24/04/09)

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Aula 17/04/09

Não houve aula.
Para nosso desgosto! Mas não relaxamos, estivemos na biblioteca a pesquisar.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Este vídeo é muito interessante pois faz-nos reflectir sobre as mudanças no nosso quotidiano impostas pela inovações tecnológicas. De facto, quando tinha a idade dos estudantes que aparecem neste vídeo, o nosso tempo era passado a consultar livros, a estudar e, claro, também víamos televisão. Hoje em dia, os estudantes passam mais tempo ligados à internet, a falar ao telemóvel, a jogar nas PSP e a ver televisão, do que propriamente a estudar. Portanto, as novas tecnologias trouxeram vantagens mas também desvantagens.